Furadeiras: conheça os diferentes tipos e funções

Ferramentas comuns em qualquer serviço, furadeiras podem ser de diferentes tipos e destinadas a diferentes materiais. Conheça um pouco mais sobre elas

Furadeiras são ferramentas obrigatórias para qualquer obra ou reforma. Itens extremamente úteis, acabam exercendo diversas funções relacionadas à perfuração de diversos tipos de materiais. Por serem tão versáteis, todo mundo que já mexeu com ferramentas conhece uma furadeira.

Mas você sabia que aquela furadeira portátil que você tem na mente quando pensa em uma furadeira não é o único tipo que existe? Nesta lista estão as variadas formas e usos dessa ferramenta universalmente conhecida:

Furadeiras Portáteis

Divulgação — Foto: Ferramentas Kennedy

São as furadeiras mais comuns e conhecidas. Tanto usuários costumeiros quando pessoas que possuem um kit de ferramentas apenas para reparos ocasionais possuem furadeiras portáteis. Suas maiores vantagens são o fato de poderem ser usadas em diferentes ambientes e em diferentes posições.

Furadeiras sensitivas

Divulgação — Foto: Ferramentas Kennedy

São equipamentos maiores e fixos, recomendados para uso profissional. Quem utiliza este tipo de furadeira precisa pressionar uma alavanca para fazer a perfuração. Seu uso é recomendado para materiais mais resistentes. São chamadas assim pois, como o furo é manual, o operador sente a broca fazendo o caminho dentro da peça.

Furadeiras Radiais

Atlas Máquinas — Foto: Ferramentas Kennedy

Com cabeçotes móveis, furadeiras radiais permitem furos em partes de peças grandes que outras furadeiras não alcançam. Essa praticidade permite vários furos em peças grandes, algo comum em diferentes tipos de indústria.

Furadeiras Múltiplas

Furadeiras Múltiplas — Foto: Ferramentas Kennedy

Este tipo de ferramenta é utilizada na indústria para perfurações em peças produzidas em série. Furadeiras múltiplas fazem muitos furos em apenas uma aplicação. Quando possuem múltiplos cabeçotes, podem fazer furos sem a necessidade de reposicionamento das peças, economizando tempo de trabalho.
 
Furadeiras de Árvores Múltiplas

São ferramentas multifuncionais usadas para diversas ações em uma única peça. Quem opera este tipo de furadeira pode tanto furar quanto alargar furos, mandrilar (ação de aumentar ou melhorar um furo), rebaixar de forma cônica e cilíndrica, entre outras funções.

Furadeiras de coluna

Furadeiras de coluna — Foto: Ferramentas Kennedy

São furadeiras fixas e usadas em bancadas, assim como as furadeiras sensitivas. Porém, seu poder de perfuração é maior e a rotação da broca mais potente. Este tipo de ferramenta permite furos únicos ou em série.

Furadeiras de Comando Numérico

São máquinas eletrônicas que funcionam através de programação. São utilizadas de maneira profissional em serviços que exigem muita precisão e velocidade.

Furadeiras de impacto

Furadeiras de impacto — Foto: Ferramentas Kennedy

São furadeiras que, além de utilizar a função de rotação para fazer os furos, como as furadeiras comuns, possuem também uma função de impacto, ou martelete, que utiliza mais força para realizar o serviço. Com isso, podem ser usadas em materiais mais resistentes, como pedras e concreto.